Uma das muitas razões para beber mais vinho.
Vou poupá-los das explicações científicas detalhadas, mas o vinho, se degustado moderadamente e diariamente, traz uma série de benefícios para a saúde e qualidade de vida.
Uma das características mais interessantes e atraentes do vinho, em particular o tinto, é a presença do resveratrol, uma substância antioxidante que ajuda na defesa dos vasos sanguíneos, reduz o risco de certos tipos de câncer, degeneração macular e diabetes. A maior fonte do resveratrol é a casca da uva, razão pela qual o vinho tinto está ligado a inúmeros benefícios – já que, ao contrário do vinho branco, a casca também é utilizada na produção. O resveratrol ainda afina as moléculas do sangue, prevenindo entupimento dos vasos, e diminui o nível de LDL no organismo, o chamado “Colesterol Ruim”.
Não proponho que ninguém substitua totalmente a cerveja pelo vinho. Não tenho tal pretensão e muito menos acho necessário, mas acredito que quem estiver disposto a dar-lhe uma chance pode se surpreender com o resultado.
Então, na próxima vez que quiser reunir os amigos ou estiver com aquela mocinha especial, faça algo diferente. Compre uma ou duas garrafas de vinho (que não necessariamente precisa ser caro), e observe o efeito. Brincadeiras à parte, garanto que a experiência será diferente e agradável.