© 2016 Criado Orgulhosamente por Your Commerce

Please reload

Posts Recentes

Vinho seco e vinho suave, qual a diferença?

July 18, 2019

1/5
Please reload

Posts Em Destaque

O que é Vinho Verde? Ele tem cor verde?

November 12, 2019

“Vinho Verde” é o vinho produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes (RDVV) no Minho, norte de Portugal. Seu estilo é jovial, leve, refrescante e muitas vezes frisante (com algum gás). Suas características vêm do clima e das uvas da região, e sua origem se perde no tempo, sendo atribuída aos celtas, primeros povos que lá viveram.

 

Os celtas bebiam mais comumente a cidra e a cerveja, mais leve e de menor teor alcoólico que os vinhos em geral. Com a introdução da cultura da vinha pelos romanos este estilo de vinho, com mais afinidade com a cerveja, adaptou-se ao gosto local.

 

É bom explicar que a alcunha “Verde” tem origem na paisagem verdejante da região. Por seu clima de chuvas abundantes a vegetação do Minho é exuberante, a área de folhas de um único pé de vinha chega a 4 m2, por exemplo.

 

 

O nome “Verde”, portanto, não se refere à cor do vinho, que pode ser branco, tinto, rosé ou espumante.  Em Portugal outro erro comum é referir-se aos “Verdes” (vinhos de estilo juvenil) como contraponto ao que popularmente lá se chama de “vinho maduro”, que seriam todos os demais.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags