top of page

Filmes e vinhos, a combinação perfeita


Quem gosta de vinho aprecia tudo o que é ligado ao mundo dele, não é mesmo? Então, dá uma olhada nesta lista com 14 filmes que abordam a bebida quase como protagonista! Excelentes para assistir degustando um bom vinho da Wine Lovers.


01 – O Rato que Ruge (Reino Unido: 1959) – Comédia. Um pequeno país fictício entre França e Suíça em grave crise financeira porque o vinho, seu único produto de exportação, sofre concorrência de um produto similar mais barato criado nos EUA, seus antigos importadores. Assim, o país decide declarar guerra aos EUA. Seus governantes acreditam que, ao perderem a guerra, receberão ajuda para reerguer o país. O que eles não contavam é que seus soldados armados com arcos e flechas poderiam mudar o destino de todos. Disponível na Amazon Prime.


02 – O Vale das Paixões (EUA: 1959) – Drama. Conta a história de uma jovem que se muda da Inglaterra para a Califórnia para ajudar os tios, produtores de vinho, que continuam ricos apesar dos anos de lei seca. O objetivo é casá-la com o herdeiro de outra vinícola e assim unir os clãs. Disponível no YouTube com o nome The Earth is Mine

03 – O Segredo de Santa Vitória (EUA: 1969) – Drama/Comédia/Guerra. Santa Vitória é um pequeno povoado no Norte de Itália, famoso no mundo pelos seus magníficos vinhos. Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas alemãs estão prestes a chegar, com o objetivo de requisitar milhões de garrafas de vinho. Italo Bombolini é o presidente da Câmara, embora por causa do grande amor que tem ao vinho, seja na verdade a esposa quem governa a localidade. Com a chegada dos alemães, a população se revolta e lhe pede ajuda. Será que ele finalmente vai ocupar o seu lugar de líder e conseguirá salvar o seu precioso tesouro? Disponível na Amazon Prime

04 – Ano do Cometa (EUA: 1992) – Ação/Aventura/Romance/Comédia. Uma garrafa de vinho extremamente rara (engarrafada durante a aparição do Grande Cometa de 1811) é descoberta. Margaret Harwood é enviada para recuperá-lo para poder ser vendida em leilão. Oliver Plexico é designado como seu guia de viagem / guarda-costas para a viagem. No entanto, outras pessoas querem desesperadamente a garrafa e nada vão parar para obtê-lo. Uma simples pequena viagem se torna uma perseguição internacional. Disponível na Amazon Prime.


05 – Caminhando nas Nuvens (EUA: 1995) – Drama/Romance. Ao voltar da 2ª Guerra Mundial, o jovem G.I. descobre que nada mais tem em comum com a esposa que tinha antes de partir para a batalha. Desiludido, ele parte rumo ao Norte para trabalhar como vendedor ambulante. Em sua jornada, ele encontra a filha de um rico proprietário de vinhedos. A caminho de sua casa, ela está apavorada, pois terá de enfrentar seu pai dominador e contar-lhe que está grávida e ainda solteira. O jovem rapaz galantemente dispõe-se a ajudá-la passando-se por seu marido por uma noite, ignorando que essa atitude mudará a vida de ambos para sempre. Disponível na Amazon Prime.

O destino de dois jovens muda completamente pelo amor às uvas


06 – Horizonte sem Limites (EUA: 1998) – Drama. Ross, um jovem determinado, planeja vender a valiosa coleção de vinhos de sua família, com o objetivo de adquirir uma propriedade rica em minérios, que pode torná-lo rico. Entretanto, em seu caminho, ele encontra Tio Cullen, que tem planos muito mais bizarros para o tesouro da família.


07 – Mondovino (França/EUA/Itália/Argentina: 2004) – Documentário. Através das regiões de Bordeaux, Napa, Florença, Toscana, Cafayate e Pernambuco, o diretor Jonathan Nossiter apresenta os caminhos do vinho e a globalização dos sabores. Histórias de grandes vinicultores como a família Mondavi, o maior produtor de vinho da Califórnia, e também de pequenos como a família De Montilli, que luta para manter suas terras e as características de seu vinho. Disponível na Amazon Prime.


08 – Sideways – Entre umas e outras (EUA: 2004) – Comédia/Drama/Romance. Miles Raymond é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente a Jack, seu melhor amigo, uma viagem pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Eles partem juntos na viagem, se envolvendo com duas mulheres. Jack conhece Stephanie, a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento. Já Miles se interessa por Maya, uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele. Disponível na Amazon Prime.


09 – Um Bom Ano (EUA: 2006) – Comédia/Drama/Romance. Max Skinner é um investidor inglês sem muitos escrúpulos que vive somente para ganhar cada vez mais dinheiro. Quando seu tio Henry, seu parente mais próximo, morre, ele herda sua vinícola na França. Quando viaja ao local para ajustar detalhes a fim de vendê-lo, Max acaba passando uma temporada no local, deixando-se seduzir pelo inebriante clima francês. Disponível na Amazon Prime.


10 – Entre Vinhos e Amores (EUA: 2007) – Drama. Um drama romântico sobre a vida, o amor e a alegria de cozinhar. Situado entre três histórias entrelaçadas, o filme explora as diferentes facetas de novos relacionamentos, a gravidez e a infidelidade, em última análise, a cozinha torna-se o centro das suas vidas. Três mulheres, três amigas e vizinhas, preparam o jantar: Lily, solteira, aguarda Michael, um homem mais velho por quem está se apaixonando; Shelly, grávida espera pelo marido, e Jude, prepara o jantar para seu amante, um diretor de cinema que trabalha até tarde. Disponível na Amazon Prime.


11 – O Julgamento de Paris (EUA: 2008) – Comédia/Drama. O filme é baseado em fatos reais, e retrata os primeiros tempos da indústria do vinho em Napa Valley nos anos de 1970, e que culminou com a vitória da vinícola californiana Chateau Montelena na competição internacional de melhor vinho em 1976, em Paris, o que acabou colocando a região no mapa dos melhores produtores da bebida. Disponível na Amazon Prime.


12 – Sangue & Vinho (EUA: 1997) – Policial/Drama/Suspense. Alex Gates é um negociante de vinhos que está com o casamento em crise e financeiramente se encontra em estado crítico. Ele planeja roubar, com a ajuda de um cúmplice, um colar de 1 milhão e trezentos mil dólares e fugir com sua amante latina. Tudo parece dar certo, mas após uma séria briga com a esposa, ele acaba perdendo a mala na qual se encontra a joia. A partir deste momento a situação fica totalmente fora de controle. Disponível na Amazon Prime.


13 – Red Obsession (EUA: 2013) – Documentário. Sinônimo de riqueza, poder e influência, a região de Bordeaux é dona de um status quase mítico no mundo do vinho há mais de três séculos. Porém, mais recentemente, os preços dos prestigiados vinhos tintos dispararam. Algo sem precedentes acontece na região: a entrada de compradores da China. O quão excepcional pode ser a garrafa de um bom vinho? O que leva um rico empresário a pagar centenas de milhares de dólares por uma única garrafa? É o gosto, o prestígio ou o investimento que impulsiona a demanda por vinhos da região? Narrado por Russell Crowe. Disponível na Amazon Prime.


14 – Notas de Rebeldia (EUA: 2020) – Drama. Um filme sobre as decisões que recaem na vida de quase todas as pessoas do mundo, quando há uma possibilidade de escolha, é claro. Entre viver um sonho ou seguir os caminhos delineados pelos seus pais, o jovem Elijah norteia sua vida tentando encontrar um equilíbrio para que não se frustre e não decepcione seu pai. Dividido, ele tem de escolher entre o sonho de se tornar um grande sommelier e as expectativas para que assuma os negócios da família. Disponível na NETFLIX.

Aqui estão algumas sugestões de vinhos para curtir a sessão cinema em casa com seus familiares ou sozinho, mas em excelente companhia.

Da vinícola francesa Terre des Vignerons, o Château Haut Bon Fils, é um vinho branco de Bordeaux, que possui 60% Sémillion e 40% Sauvignon Blanc. De cor amarelo suave. Harmoniza com peixes grelhados e frutos do mar ou como aperitivo. É aromático, frutado e bem equilibrado.

Da Itália, produzido pela Casa Vinícola Alberto Bartali & Figli, o vinho Kymera, tem 50% Montepulciano e 50% Primitivo. Ideal com pratos de carnes brancas e vermelhas assadas. Apresenta aroma de frutas maduras, ameixas e notas de especiarias. É harmonioso com taninos redondos, cheio e persistente. De cor rubi vermelha profunda com tons arroxeados.

Uma opção californiana da vinícola Anders-Lane Artisan Winery, é o vinho branco Halstead Chardonnay, com 100% Chardonnay. Combina bem com carnes leves e massas com molho de queijo. Coloração intensa e estrutura. Sabores de frutas tropicais exuberantes, equilibrado por acidez e carvalho integrado.

Da Espanha, a vinícola Viña Romale, possui o espumante rosé Cava Viña Romale, com 100% Garnacha. Ideal com aperitivos, patês, saladas, pescados, mariscos e carnes brancas suaves. Possui aromas intensos de frutas vermelhas e é redondo e muito equilibrado.

A vinícola italiana Val Di Toro traz o vinho orgânico rosé, Anna’s Secret, com 100% Sangiovese. Harmoniza com aperitivos, peixes como salmão, frutos do mar e comidas apimentadas. É um vinho elegante com sabor limpo e seco, com fragrância aromática, persistência muito longa, acidez e mineralidade acentuada. Possui cor rosa suave, com reflexos vivos e brilhantes. O nariz libera notas de morango e frutos silvestres.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
whatsapp_5968841.png
bottom of page