top of page

6 pratos bem comuns que podem ser harmonizados com vinho


O clássico arroz com feijão pode ser acompanhado de um bom vinho (milla1974/Thinkstock)

Muita gente não arrisca e acredita que um bom vinho só pode ser desfrutado na companhia de pratos sofisticados ou queijos especiais. A verdade, no entanto, é que a bebida combina sim com comidas que consumimos no dia a dia e quem afirma é o especialista em harmonização Rodrigo Bertin.

O sommelier é criador do projeto Vinho Fácil, que tem o objetivo de desmistificar a bebida e torná-la mais acessível. Para ele, independente do rótulo, apreciar um bom vinho tem mais a ver com experiência do que com sofisticação.

“Quando utilizado junto da comida, seja ela qual for, o vinho tem a capacidade de complementar o alimento, ampliando o sabor da comida e preparando as papilas gustativas para receber a próxima garfada ou mordida”, explica o especialista.

A pedido de EXAME.com, Bertin listou combinações de pratos triviais que podem ser degustados com uma taça de vinho, confira a seguir:

1 – Pastelzinho

De acordo com o sommelier, o pastelzinho pode ficar ainda melhor quando se utiliza um bom vinho, pois ele limpa a gordura da fritura de nossa boca e combina muito bem com os mais variados recheios. “Pastelzinho combina com vinho tinto e as uvas mais indicadas são Pinot Noir, Carmenère e Merlot”, afirma.

2 – Frango à passarinho

O frango à passarinho também fica mais agradável quando harmonizado com um vinho para diminuir a gordura. Neste caso, Bertin indica um vinho tinto ou branco bem jovem e frutado, de uvas Pinot Noir, Merlot ou Chardonnay.

3 – Calabresa acebolada

No caso da calabresa acebolada, o vinho tende a diminuir o gosto forte dela e limpar o paladar. Para esse tipo de prato, o especialista indica vinhos tintos de uvas mais potentes, como a Cabernet Sauvignon, Malbec ou Shiraz.

4- Pão com Mortadela

Um dos sanduíches mais clássicos do Brasil também pode ser degustado na companhia de um bom vinho. “A bebida diminui o sabor pungente da mortadela e ainda ajuda na digestão para que a gente não se lembre dela ao decorrer do dia”, afirma. O vinho tinto de médio corpo das uvas Carmenère, Malbec ou Tempranillo é o que melhor harmoniza com o lanche

5 – Macarrão com salsicha

Segundo Bertin, o molho vermelho da salsicha fica fabuloso com vinho. “Nesse caso, devemos utilizar um vinho tinto leve e bastante jovem, como os feitos com as uvas Sangiovese, Merlot ou Pinot Noir”, afirma.

6 – Arroz, feijão, e ovo frito

A combinação clássica de arroz, feijão e ovo também pode ser servida com uma taça de vinho, de acordo com o sommelier. “O melhor vinho para esse prato seria um espumante branco Brut, que seja seco”, sugere o especialista.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page